Banho-do-bebê-nos-dias-frios

DANDO BANHO NO BEBÊ NO INVERNO: 5 DICAS PRÁTICAS

O inverno finalmente chegou e com ele, nossas preocupações com gripes, resfriados, friagem, todas as “ites” do mundo, narizinhos escorrendo…

Sim, eu amo o inverno mas, não posso negar que desde que me tornei mãe, descobri que ele não é a época mais bacana do ano para os pequenos! 🙁

Quem está dando banho no bebê, sofre ainda mais pois, os cuidados precisam ser redobrados e a gente sempre fica com aquela “dó” de ter que tirar toda a roupinha quentinha dele, ouvir a choradeira que eles fazem para entrar na água e ter que ativar o modo “mãe The Flash” pra conseguir fazer tudo em 5 minutos e com o mínimo de “sofrimento” possível!

Pensando nisso, a Lillo conversou com a enfermeira Mary Kazumi Ikezawa, especialista do Hospital São Paulo, para pegar dicas práticas para facilitar este momento para nós, mães. Eu aproveitei o conteúdo bem bacana e incluí algumas coisas que eu descobri no dia a dia. Olha só:

1 – Qual a melhor hora para dar banho no bebê no inverno?

Cada mãe é quem sabe qual o melhor horário mas, no inverno, se você conseguir dar banho no bebê no período da tarde, quando a temperatura está mais alta, é uma boa opção. Outra coisa importante é que, é sempre bom evitar dar banho no bebê logo após ele ter se alimentado, aguarde pelo menos 2h para que ele não tenha enjoos ou fique irritado!

2 – Tá muito frio, precisa dar banho todo dia?

Não é uma prática super comum aqui no Brasil mas, a enfermeira garante que não há necessidade de dar banhos completos todos os dias nos bebês. Você pode fazer apenas a higienização do bebê com algodão e água morna nas dobrinhas e partes íntimas, tirando uma peça de roupa por vez e assim, não expondo ele totalmente ao frio. Outra coisa bem importante que a enfermeira ressalta é que, não há necessidade de usar muito xampu e sabonete, apenas algumas gotinhas! O excesso pode causar ressecamento da pele e irritações.

3 – Como lidar com este banheiro gelado?

O ideal é que você dê banho no bebê no mesmo local onde vai trocá-lo, por exemplo, no quarto dele. Assim, você já pode deixar a roupinha separada e não perde tempo nem precisa se deslocar com ele pelos ambientes correndo risco de friagem.

Aqui em casa, eu usava um mini aquecedor de ambientes, deixava ele ligado por 10 minutos antes de começar o banho, fechava bem as janelas e as portas e só então, colocava a água na banheira e começava o “ritual do banho”.

aquecer o ambiente do bebê

Outra coisa bem legal e que eu adorava, é uma “toalha avental” que deixa mais fácil tirar o bebê da banheira! Você “veste” o avental e dá banho no bebê, na hora de tirar ele da água, já encosta ele no seu corpo e enrola!

toalha avental

Se você não tem como dar banho no quarto dele, ou prefere usar o banheiro mesmo, o truque do aquecedor portátil ainda serve e além disso, você pode usar estas almofadas de bebê que deixam ele bem confortável, quentinho e não precisa de tanta água!

blooming bath

almofada de banho para bebê

Lembre-se que, se você vai dar banho no banheiro, não poderá deixar a roupinha do bebê por lá porque elas podem umedecer e você acabar por vesti-las molhadas no pequeno. Enrole ele bem para fazer o trajeto banheiro-quarto e deixe o quarto bem fechadinho e com as coisas todas que vai precisar separadas e á mão!

4 – E a temperatura da água, pode ficar mais quentinha no inverno?

O ideal é que você continue a manter a temperatura da água de morna para quente, de 37 a 38 graus. Para descobrir se a água está na temperatura certinha, você pode usar o pulso, coloque esta parte do corpo na água e sinta se está agradável ou, se você não confia muito nesta sensibilidade sua (eu #soudessas) pode optar por usar um termômetro de banheira.

termometro de banheira

A água muito quente no banho, além de ter a possibilidade de causar queimaduras na pele sensível do bebê, também causa ressecamento e irritação por isso, fique atenta e não exagere!

5 – Posso tomar banho com o bebê no chuveiro?

Você é a mãe, você é quem sabe o que é melhor para o seu bebê mas, a enfermeira recomenda atenção! Para os muito pequenos, os jatos de água do chuveiro podem assustar e deixar o bebê mais agitado, ao contrário do banho de banheira que, por simular o ambiente em que o bebê estava na barriga da mãe, acalma e relaxa!

Outra coisa que eu gosto sempre de lembrar é que, para mães sem prática (ou desastradas como eu) o banho de chuveiro com o bebê pode dar muito mais trabalho já que, você vai precisar coordenar sabonete, xampu, água em você, água nele e tudo isso, sem escorregar ou deixar ele cair. Meu conselho de mãe: espere ele já estar maiorzinho, por volta de 7 ou 8 meses, quando ele já sabe sentar e assim, você pode colocar uma banheirinha dentro do box com vocês, para o caso de precisar apoiar o bebê em algum lugar! Aqui em casa funcionou com os dois filhos! 😉

Quando estava grávida do Pedro, um dos meus maiores medos na maternidade que viria era justamente dar banho no bebê. Só de pensar eu tinha verdadeiro pavor! Sempre fui super estabanada e eu tinha certeza que era muito provável que eu acabasse afogando o meu bebê! :/

Para afastar este meu medo, fiz o curso de gestante e lá na maternidade, a primeira coisa que eu pedi para a enfermeira (assim que ele teve alta da UTI) foi que elas me ensinassem a dar banho nele, eu disse que só sairia da maternidade quando tivesse certeza que eu era capaz de fazer isso. E assim foi feito!

Aprendi e desde lá, sempre dei banho nele, sempre fiz questão de dar, e é uma delícia este momento! Tem coisa mais gostosa do que cheirinho de banho de bebê invadindo a casa? Amooo! <3

Agora com Pedro e Cacá maiorzinhos, a guerra do banho no inverno tem sido convencê-los de que não podem ser como o Cascão! E se você também tem crianças por aí que andam fugindo do banho, uma boa dica é deixar o banho atrativo pra eles, com brinquedos e brincadeiras como livros de colorir na água, brinquedinhos que grudam no azulejo, desenhar no box ou, o preferido da galera por aqui, as pastilhas que deixam a água colorida!

pastilhas coloridas de banho

Elas funcionam assim: vem em pastilhas parecidas com pastilhas de sabão, são coloridas e basta colocar na água que elas já começam a efervescer e colorir!

pastilhas de colorir o banho

Fora do país é bem mais fácil de encontrar e tem de diversas marcas: Color Bath, Fizzy Tub… Aqui no Brasil você encontra na Missy Baby e na Mommy to be Baby.

Então é isso, com frio ou sem frio, banho de bebê (e criança) tem que ser este momento gostoso de ritual e deixar cheirinho de filho “mordível” pela casa, certo? Espero que estas dicas ajudem vocês e quem tiver outras, compartilha aí!

 

fonte:http://www.bagagemdemae.com.br/dando-banho-no-bebe-no-inverno-5-dicas-praticas/

https://www.bebezin.com.br/outlet-roupa-infantil/banheira-inflavel-menina-bb206-multikids/

Banheira inflavel bath buddy menina BB206 – Multikids
R$ 54,54/ compre aqui

Comentários

comentarios